Reuniões e Atividades

Reuniões públicas e passes

Semana: de 6 a 11 de maio de 2019.

Tema da Semana:

O Livro dos espíritos

INTELIGÊNCIA e INSTINTO

(O Livro dos Espíritos, Parte I Das Causas Primárias
Capítulo IV – Do Princípio Vital - Perguntas de 71 a 75)
Allan Kardec

71. A inteligência é atributo do princípio vital?

"Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que o espírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la." A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades. Podem distinguir-se assim: lº, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência; 3º, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.


72. Qual a fonte da inteligência?

"Já o dissemos; a inteligência universal."

a) — Poder-se-ia dizer que cada ser tira uma porção de inteligência da fonte universal e a assimila, como tira e assimila o princípio da vida material?

"Isto não passa de simples comparação, todavia inexata, porque a inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral. Demais, como sabeis, há coisas que ao homem não é dado penetrar e esta, por enquanto, é desse número."


73. O instinto independe da inteligência?

"Precisamente, não, por isso que o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres proveem às suas necessidades."


74. Pode estabelecer-se uma linha de separação entre instinto e a inteligência, isto é, precisar onde um acaba e começa a outra?

"Não, porque muitas vezes se confundem. Mas, muito bem se podem distinguir os atos que decorrem do instinto dos que são da inteligência."


75. É acertado dizer-se que as faculdades instintivas diminuem à medida que crescem as intelectuais?

"Não; o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia."

a) — Por que nem sempre é guia infalível a razão?

"Seria infalível, se não fosse falseada pela má-educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio."

O instinto é uma inteligência rudimentar, que difere da inteligência propriamente dita, em que suas manifestações são quase sempre espontâneas, ao passo que as da inteligência resultam de uma combinação e de um ato deliberado. O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.


Sugestão bibliográfica:

- A Gênese – Capítulo IX – União do princípio espiritual à matéria - Allan Kardec;

- Do ABC ao Infinito – Cap. IV – Da princípio vital – Inteligência e instinto - José Naufel, FEB;

- A Evolução Anímica – Cap. I – O sistema nervoso e a força nervosa ou psíquica - Gabriel Delanne, Conhecimento.



Página de apoio:

O homem inteligente

Religião dos Espíritos

Em verdade, o homem inteligente não e aquele que apenas calcula, mas sim o que transfunde o próprio raciocínio em emoção para compreender a vida e sublimá-la.

Podendo senhorear as riquezas do mundo, abstém-se do excesso para viver com simplicidade, sem desrespeitar as necessidades alheias.

Guardando o conhecimento superior, não se encastela no orgulho, mas aproxima-se do ignorante para auxiliá-lo a instruir-se.

Dispondo de meios para fazer com que o próximo se lhe escravize ao interesse, trabalha espontaneamente pelo prazer de servir.

E, entesourando virtudes inatacáveis, não se furta a convivência com as vítimas do mal, agindo, sem escárnio ou condenação, para libertá-las do vício.

O homem inteligente, segundo o padrão de Jesus, e aquele que, sendo grande, sabe apequenar-se para ajudar aos que caminham em subnível, consagrando-se ao bem dos outros, para que os outros lhe partilhem a ascensão para Deus.

Emmanuel

(Do livro: Religião dos Espíritos – Capítulo 36 - Emmanuel - Francisco Cândido Xavier, FEB)

Horários

Sede (Copacabana)
quarta: 08h30min
quarta: 19h30min
sexta: 16h

Núcleo Paulo e Estêvão
segunda: 14h, 17h30min, 19h e 20h30min
terça: 08h30min
quarta: 14h
sexta: 14h
sexta: 15h30min com passes para crianças
sexta: 18h e 20h

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
terça: 14h
quarta: 20h

Casa de Renato (Austin)
sábado: 17h


Expositores previstos da semana

Sede (Copacabana)
08/05 (quarta) - 08h30min - Jeannette Riddell
08/05 (quarta) - 19h30min – Márcia Nezzi
10/05 (sexta) - 16h - Maria Roma

Núcleo Paulo e Estêvão
06/05 (seg.) - 14h - Céres Monteiro
06/05 (seg.) - 17h30min – Mônica
06/05 (seg.) – 19h - Terezinha Lumbreras
06/05 (seg.) – 20h30min - Terezinha Lumbreras
07/05 (ter.) - 08h30minh - Lourdes Maria
08/05 (qua.) - 14h – Eder Andrade
10/05 (sex.) - 14h – Márcia Prates
10/05 (sex.) - 18h - Aloísio Ghiggino
10/05 (sex.) - 20h - Aloísio Ghiggino

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
07/05 (terça) - 14h –
08/05 (quarta) - 20h -

Casa de Renato (Austin)
11/05 (Sábado) – 17h – Maria Roma

OBS.:

Para consultar a programação do mês, completa, acesse o NRI: Novos Rumos Informativo, neste mesmo site.

Para consultar as publicações das reuniões publicas anteriores, acesse aqui.