Sobre nós

Informações

CNPJ: 42.135.442/0001-95

Inscrição Estadual: 84.452.858

Sede
(21) 2236-0583

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
(21) 2436-9631

Núcleo Paulo e Estevão (Copacabana)
(21) 3208-5264

Casa de Renato (Austin - Nova Iguaçu)
(21) 27631021

Banco BRADESCO:
Agência 472-3
Conta Corrente 35638-7

O LAR DE TEREZA, fundado em 22 de setembro de 1951, adquiriu personalidade jurídica em 10 de outubro de 1972 é uma organização religiosa-filantrópica com atividades de caráter científico e filosófico, bem como beneficente, educacional e cultural, de assistência e promoção social.

O Lar de Tereza tem sede e foro jurídico na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, à Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 709, Conjuntos 502 a 504, 506 e 508, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22050-002. (Estatuto: artigos 1 a 3), que tem por objetivos principais:

  • o estudo da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec;
  • a sua divulgação pelos meios disponíveis;
  • o estímulo da vivência dos seus princípios;
  • tanto quanto possível, a integração das nossas atividades com o Movimento Espírita e vice-versa;
  • a atividade de assistência e promoção social, voltada para a família;
  • a atividade de apoio fraterno dentro dos princípios doutrinários, utilizando-se dos recursos essencialmente espíritas.

Para o atendimento desses objetivos, a Instituição mantém diversas atividades nas Áreas Doutrinária, Espiritual, Divulgação e de Evangelização, além de uma Área de Assistência e promoção Social em seus dois Núcleos de ação: Casa de Renato, em Austin, Nova Iguaçu/RJ, e Núcleo Emmanuel, no Anil, Jacarepaguá/RJ, envolvendo reuniões públicas, grupos de estudo sistematizado da Doutrina, livrarias, escola e ambulatório médico-odontológico e outros.

As atividades de assistência social contam, atualmente, com um corpo de voluntários, distribuídos nos diversos setores. Todos que cooperam na Instituição, assinaram o termo de adesão ao trabalho voluntariado, previsto em lei; e, por disposição estatutária, seus dirigentes e voluntários não recebem nenhuma remuneração.

Da denominação:

LAR DE TEREZA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA-CRISTÃ DE ESTUDO E CARIDADE

Da estrutura:

A partir do Estatuto Social vigente, a Instituição é composta por um quadro de membros, que se constitui no órgão máximo: Assembléia Geral.

A Assembléia Geral elege o Conselho Superior, composto de, no máximo, 9 membros efetivos em pleno gozo de seus direitos, que tem o dever de supervisionar a administração da Diretoria e ser a ligação entre a mesma e a Assembléia Geral, e o Conselho Fiscal, composto de 6 membros, 3 efetivos e 3 suplentes, sendo ambos (os Conselhos), subordinados diretamente à Assembléia Geral.

A administração da Instituição está sob a responsabilidade da Diretoria, composta de Presidente e Vice-presidente (membros natos do Conselho Superior), e de até 12 diretores, eleitos, entre os membros efetivos, em pleno gozo de seus direitos, na mesma Assembléia que eleger o Conselho Superior, sendo designados para suas funções pelo Presidente e homologado pelo Conselho Superior.