Reuniões e Atividades

Reuniões públicas e passes

Semana: de 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018.

Tema da Semana:

OS INIMIGOS DESENCARNADOS

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Evangelho segundo o Espiritismo (Cap. XII – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS – itens 5 e 6)
Allan Kardec

5. Ainda outros motivos tem o espírita para ser indulgente com os seus inimigos. Sabe ele, primeiramente, que a maldade não é um estado permanente dos homens; que ela decorre de uma imperfeição temporária e que, assim como a criança se corrige dos seus defeitos, o homem mau reconhecerá um dia os seus erros e se tornará bom.

Sabe também que a morte apenas o livra da presença material do seu inimigo, pois que este o pode perseguir com o seu ódio, mesmo depois de haver deixado a Terra; que, assim, a vingança, que tome, falha ao seu objetivo, visto que, ao contrário, tem por efeito produzir maior irritação, capaz de passar de uma existência a outra. Cabia ao Espiritismo demonstrar, por meio da experiência e da lei que rege as relações entre o mundo visível e o mundo invisível, que a expressão: extinguir o ódio com o sangue é radicalmente falsa, que a verdade é que o sangue alimenta o ódio, mesmo no além-túmulo. Cabia-lhe, portanto, apresentar uma razão de ser positiva e uma utilidade prática ao perdão e ao preceito do Cristo: Amai os vossos inimigos. Não há coração tão perverso que, mesmo a seu mau grado, não se mostre sensível ao bom proceder. Mediante o bom procedimento, tira-se, pelo menos, todo pretexto às represálias, podendo-se até fazer de um inimigo um amigo, antes e depois de sua morte. Com um mau proceder, o homem irrita o seu inimigo, que então se constitui instrumento de que a justiça de Deus se serve para punir aquele que não perdoou.

6. Pode-se, portanto, contar inimigos assim entre os encarnados, como entre os desencarnados. Os inimigos do mundo invisível manifestam sua malevolência pelas obsessões e subjugações com que tanta gente se vê a braços e que representam um gênero de provações, as quais, como as outras, concorrem para o adiantamento do ser, que, por isso, as deve receber com resignação e como consequência da natureza inferior do globo terrestre. Se não houvesse homens maus na Terra, não haveria Espíritos maus ao seu derredor. Se, conseguintemente, se deve usar de benevolência com os inimigos encarnados, do mesmo modo se deve proceder com relação aos que se acham desencarnados.

Outrora, sacrificavam-se vítimas sangrentas para aplacar os deuses infernais, que não eram senão os maus Espíritos. Aos deuses infernais sucederam os demônios, que são a mesma coisa. O Espiritismo demonstra que esses demônios mais não são do que as almas dos homens perversos, que ainda se não despojaram dos instintos materiais; que ninguém logra aplacá-los, senão mediante o sacrifício do ódio existente, isto é, pela caridade; que esta não tem por efeito, unicamente, impedi-los de praticar o mal e, sim, também o de os reconduzir ao caminho do bem e de contribuir para a salvação deles. É assim que o mandamento: Amai os vossos inimigos não se circunscreve ao âmbito acanhado da Terra e da vida presente; antes, faz parte da grande lei da solidariedade e da fraternidade universais.


Sugestão bibliográfica:

- O Livro dos Espíritos – Pergunta: 524- Allan Kardec, várias editoras;

- A Vida Escreve – 2ª Parte, Capítulo I – Página de Anália - Hilário Silva ( Francisco C. Xavier), FEB;

- O Consolador – Perguntas: 332 a 340 – Perdão - Emmanuel (Francisco C. Xavier), FEB;

- Estude e Viva – Capítulo 35- Emmanuel (Francsico C. Xavier) – André Luís (Waldo Vieira), FEB;

- O Espírito da Verdade – Cap. 47 – Perdoa, sim? - Emmanuel (Francisco C. Xavier), FEB.



Página de apoio:

Nossos irmãos

O Espírito da Verdade

Um pensamento de simpatia e de amor para os nossos irmãos que se recuperam!... Muitos são chamados criminosos, mas, em verdade, foram doentes. Sofriam desequilíbrios da alma, que se lhes encravavam no ser, quais moléstias ocultas.

Praticaram delitos, sim... Hoje, entretanto, procuram-te a companhia, sonhando renovação.

Amaram, ignorando que o afeto deve estar vinculado à harmonia da consciência, e amargaram terrível secura, em labirintos de sombra, a suspirarem agora pelo orvalho da luz.

Eram sovinas e sonegavam o pão à boca faminta dos semelhantes; contudo, pretendem contigo o reingresso na escola da caridade.

Acreditavam-se em regime de exceção, quando o orgulho lhes assoprava a mentira; no entanto, após resvalarem no erro, refugiam-se em tua fé, anelando refazimento.

Renderam-se às tentações e foram pilhados na armadilha do mal; todavia, presentemente, buscam-te os olhos e apertam-te as mãos, ansiando esquecer e recomeçar.

Não lhes fites o desacerto.

Alimenta-lhes a esperança.

Não te animarias a espancar a cabeça de quem estivesse a convalescer, depois da loucura, nem cortarias a pele em cicatrizes recentes.

Enfermos graves da alma, todos nós fomos ontem!...Rende, pois, graças a Deus, se já podes prestar auxílio, porque, se chegaste ao grau de restauração em que te encontras, é que, decerto, alguém caminhou pacientemente contigo, com bastante amor de servir e bastante coragem de suportar.

Albino Teixeira

(Do livro: O Espírito da Verdade – Capítulo 83 – Espíritos Diversos (Francisco C. Xavier e Waldo Vieira, FEB)

Horários

Sede (Copacabana)
quarta: 08h30 e 19h30
sexta: 16h

Núcleo Paulo e Estêvão
segunda: 14h, 17h30min, 19h e 20h30min
terça: 08h30min
quarta: 14h
sexta: 14h, 18h e 20h
sexta: 15h30min - passes para crianças

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
terça: 14h
quarta: 20h

Casa de Renato (Austin)
sábado: 17h


Expositores previstos da semana

Sede (Copacabana)
31/01 (quarta) - 08h30min – João Aparecido
31/01 (quarta) - 19h30min – João Aparecido
02/02 (sexta) - 16h - Nazaré Palmeira

Núcleo Paulo e Estêvão
29/01 (seg.) - 14h – Lourdes Maria
29/01 (seg.) - 17h30min – Lucas Antunes
29/01 (seg.) – 19h – Lucas Antunes
29/01 (seg.) – 20h30min – Elisângela
30/01 (ter.) - 08h30minh – João Batista
31/01 (qua.) - 14h – Maria de Lourdes Bittar
02/02 (sex.) - 14h – Lucas Antunes
02/02 (sex.) - 18h - Mariana Lutterbach
02/02 (sex.) - 20h - Eder Andrade

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
30/01 (terça) - 14h – Lucia Rangel
31/01 (quarta) - 20h – Lucia Rangel

Casa de Renato (Austin)
03/01 (Sábado) – 17h – Recesso

OBS.:

Para consultar a programação do mês, completa, acesse o NRI: Novos Rumos Informativo, neste mesmo site.

Para consultar as publicações das reuniões publicas anteriores, acesse aqui.