Reuniões e Atividades

Reuniões públicas e passes

Semana: de 2 a 6 de janeiro de 2018

Tema da Semana:

Natureza das Penas e Gozos Futuros

O Livro dos Espíritos

(O Livro dos Espíritos, Parte IV - Capítulo II – Das penas e gozos futuros - Pergunta: 980 a 979) - Allan Kardec

980. O laço de simpatia que une os Espíritos da mesma ordem constitui para eles uma fonte de felicidade?

“Os Espíritos entre os quais há recíproca simpatia para o bem encontram na sua união um dos maiores gozos, visto que não receiam vê-la turbada pelo egoísmo. Formam, no mundo inteiramente espiritual, famílias pela identidade de sentimentos, consistindo nisto a felicidade espiritual, do mesmo modo que no vosso mundo vos grupais em categorias e experimentais certo prazer quando vos achais reunidos. Na afeição pura e sincera que cada um vota aos outros e de que é por sua vez objeto, têm eles um manancial de felicidade, porquanto lá não há falsos amigos, nem hipócritas.”

Das primícias dessa felicidade goza o homem na Terra, quando se lhe deparam almas com as quais pode confundir-se numa união pura e santa. Em uma vida mais purificada, inefável e ilimitado será esse gozo, pois aí ele só encontrará almas simpáticas, que o egoísmo não tornará frias. Porque, em a Natureza, tudo é amor: o egoísmo é que o mata.


981. Com relação ao estado futuro do Espírito, haverá diferença entre um que, em vida, teme a morte e outro que a encara com indiferença e mesmo com alegria?

“Muito grande pode ser a diferença. Entretanto, apaga-se com frequência em face das causas determinantes desse temor ou desse desejo. Quer a tema, quer a deseje, pode o homem ser propelido por sentimentos muito diversos e são estes sentimentos que influem no estado do Espírito. É evidente, por exemplo, que naquele que deseja a morte, unicamente porque vê nela o termo de suas tribulações, há uma espécie de queixa contra a Providência e contra as provas que lhe cumpre suportar.”


982. Será necessário que professemos o Espiritismo e creiamos nas manifestações espíritas, para termos assegurada a nossa sorte na vida futura?

“Se assim fosse, seguir-se-ia que estariam deserdados todos os que não creem, ou que não tiveram ensejo de esclarecer-se, o que seria absurdo. Só o bem assegura a sorte futura. Ora, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza.” (165-799)

A crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as ideias sobre certos pontos do futuro. Apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque faculta nos inteiremos do que seremos um dia. É um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos que possam lhe retardar a felicidade, mas ninguém diz que, sem ele, não possa ela ser conseguida.

Sugestão bibliográfica:

- Enfoques Espíritas– Cap. 11 – Ante os Tempos Novos - Vianna de Carvalho (D.P. Franco)LEAL; - - O Céu e o Inferno

– Cap. II - 2ª parte – “Dr. Demeure” – Allan Kardec, várias editoras.

- O Céu e o Inferno – CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA, Allan Kardec, várias editoras.


Página de apoio:

Conhecimento Espírita

Sol nas Almas

Muitos observadores perguntam por que motivo o ardor dos espíritas na preservação e na divulgação dos ensinamentos que abraçaram.

Estranham-se-nos o zelo – parta esse zelo dos espíritas encarnados ou desencarnados, - nas instituições e avisos em torno da imortalidade, da esperança, do serviço, do bom-senso, da justiça.

Por que tamanho interesse por uma doutrina que insiste em prestigiar as manifestações e as palavras dos mortos, se os homens estão chumbados ao solo do mundo, com as necessidades e problemas do mundo? – indagam afoitas inteligências que se presumem de escol.

Isso, porém, é o mesmo que se reunirem legiões de crianças para saber dos motivos pelos quais os adultos lhes traçam disciplinas e lhes erguem escolas.

Se o menino de hoje será o homem de amanhã, o espírito encarnado agora será o espírito desencarnado no futuro.

Estamos jungidos uns aos outros por inevitáveis conjugações.

O conhecimento espírita, na essência, é tão importante no reino da alma, quanto a alfabetização nos domínios da vida comum.

Não tivéssemos o ensino e a sociedade humana não passaria da selva.

Poderíamos inculcar como insensatos os professores que se devotaram à educação no curso dos séculos?

Assim, o Espiritismo.

Doutrina que restaura o Cristianismo em sua pureza, é a religião natural da consciência na Terra e no Universo.

Apoiemo-la na expansão necessária, iniciando-lhe a propaganda no exemplo individual e estendendo-a através do livro, do impresso avulso, da palavra, da preferência, da atitude.

A Humanidade tem tanta necessidade do conhecimento espírita, como precisa de pão ou de antibiótico, que devem ser fabricados ou armazenados antes que a infecção contamine o corpo ou que a fome apareça.

Sucede assim porque todas as criaturas, queiram ou não, ressurgirão da morte retomando os patrimônios da vida, nas mesmas circunstâncias em que a pessoa habitualmente desmaia no sono, cada noite, para despertar consciente na manhã seguinte, com as aquisições felizes ou infelizes em que se achava na véspera.

A vista de semelhante realidade, embora respeitando as convicções dos outros, no que se refere ao plantio e ao cultivo da instrução espírita, a nossa obrigação é compreender, edificar, servir e continuar.

André Luiz

(Do livro: Sol nas Almas - Cap. 56 - médium: Waldo Vieira – editora: Boa Nova)

Horários

Sede (Copacabana)
quarta: 08h30 e 19h30
sexta: 16h

Núcleo Paulo e Estêvão
segunda: 14h, 17h30min, 19h e 20h30min
terça: 08h30min
quarta: 14h
sexta: 14h, 18h e 20h
sexta: 15h30min - passes para crianças

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
terça: 14h
quarta: 20h

Casa de Renato (Austin)
sábado: 17h


Expositores previstos da semana

Sede (Copacabana)
03/01 (quarta) - 08h30min – Jeannette Riddell
03/01 (quarta) - 19h30min – Lourdes Maria
05/01 (sexta) - 16h - Maria Roma

Núcleo Paulo e Estêvão
01/01 (seg.) - 14h – recesso
01/01 (seg.) - 17h30min – recesso
01/01 (seg.) – 19h – recesso
01/01 (seg.) – 20h30min – recesso
02/01 (ter.) - 08h30minh – Ana Maria de Amorim
03/01 (qua.) - 14h – Maria Vilmar
05/01 (sex.) - 14h – Ana Maria de Amorim
05/01 (sex.) - 18h - Maria Roma
05/01 (sex.) - 20h - Maria Roma

Núcleo Emmanuel (Jacarepaguá)
02/01 (terça) - 14h – Graça Pereira
03/01 (quarta) - 20h - Regina Meirelles

Casa de Renato (Austin)
06/11 (Sábado) – 17h – recesso

OBS.:

Para consultar a programação do mês, completa, acesse o NRI: Novos Rumos Informativo, neste mesmo site.

Para consultar as publicações das reuniões publicas anteriores, acesse aqui.