Quem Somos

Serviços Socioassistenciais

Os serviços de assistência social desenvolvidos na Casa de Renato se inserem no Serviço de Proteção Social Básica. Este ocorre por meio de práticas socioassistenciais e educativas estimulando, a convivência, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento da autonomia e da cidadania do indivíduo e o acesso aos serviços e direitos sociais por meio de ações preventivas, protetivas e pró-ativas.

Nosso público alvo é constituído da família (atenção especial à infância, adolescência e juventude), do idoso, das gestantes-nutrizes e seus bebês e filhos, e da comunidade.

Image

Image

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV)

As práticas sócio educativas de orientação, acompanhamento e suporte às famílias têm como finalidade a estabilidade psíquica, emocional e de inclusão social que permite aos indivíduos assistidos poderem desenvolver, dignamente, a busca por sustento financeiro, orientação para o mercado de trabalho, evitando a manutenção de regime de assistencialismo.

• Faixa etária dos três aos cinco anos e onze meses - desenvolvimento de experiências lúdicas e ações inclusivas.

• Faixa etária dos 06 aos 14 anos – desenvolvimento de práticas sócio educativas, artísticas e culturais (grupo de música e de teatro) e grupo de adolescentes.

• Faixa etária dos 15 aos 17 anos – desenvolvimento de práticas de complementação escolar, banca de apoio aos alunos do ensino fundamental que apresentam baixo desenvolvimento escolar, criando um espaço de convivência para formação e participação cidadã de interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

• Faixa etária dos 18 aos 24 anos – Capacitação para o mercado de trabalho, possibilitando o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direitode cidadania, desenvolvendo competências e estimulando a reinserção e/ou permanência no sistema educacional.

Image

Ambulatório - Como apoio aos serviços de assistência social, a Casa de Renato faz a doação de medicamentos e provê assistência médica, psicológica e odontológica em seu ambulatório, bem como, encaminhamento para obtenção de armações e lentes para óculos.

Assessoria jurídica para legalização de imóvel; orientação para concessão de registro de nascimento, carteira de identidade e de trabalho. Orientação para reconhecimento de paternidade, legalização de uniões estáveis e solução de problemas jurídicos relacionados aos familiares de detentos, relativo aos seus direitos.

Image

Projeto Tijolinho - Identificação de demanda para reforma e construção de moradias e melhoramentos diversos, em regime de mutirão, em áreas de risco ambiental ou desmoronamento nos casos de inundações e melhorias sanitárias (aeração da casa, construção de banheiro, perfuração de poço e rede de saneamento). Acompanhamento técnico das obras, para orientar o sistema de mutirão, e cessão de material e mão-de-obra.




Serviço de proteção social básica para pessoas idosas, gestantes e mães de família

Grupo de idosos – Responsável em identificar, tratar, monitorar os idosos em risco e vulnerabilidades social (abandono e violência contra as pessoas idosas, por parte da comunidade e/ou familiares) e prevenir agravos que possam provocar rompimento de vínculos familiares e sociais de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social; e o Estatuto do Idoso e em integração com a rede socioassistencial.

É viabilizada obtenção do benefício de prestação continuada para idosos e pessoas deficientes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Lei Orgânica da Assistência Social para aquisição deste benefício.

Visita domiciliar ao idoso que não apresenta condições de se locomover, garantindo suas demandas - necessidades básicas e de saúde – em integração com a rede socioassistencial.

Grupo de Gestantes – Responsável em identificar e orientar as gestantes participantes, inclusive com o atendimento prestado por enfermeira profissional, tendo como objetivo assegurar o bom entendimento das prescrições médicas e verificar o estado geral de gestantes e bebês, bem como alimentação, amamentação e outros.

Image

Image

Promoção da integração ao mercado de trabalho

Desenvolvem-se ações por meio de cursos profissionalizantes em articulação com a rede pública e privada.

Cursos profissionalizantes, iniciativa do Centro de Cidadania da Escola de Serviço Social da UFRJ, em parceria com o Lar de Tereza, para cessão de infraestrutura: a) Terceira edição do Curso de Extensão de Cuidadores de Idosos, que capacita mão de obra para o cuidado a terceira idade, tendo em vista a grande demanda existente no mercado de trabalho, em face da transição demográfica que aponta para o envelhecimento da população brasileira, com impactos nas políticas públicas. Vários alunos já se encontram inseridos no mercado de trabalho.



Assistência Prestada em 2019

Veja alguns números das nossas atividades realizadas na Casa de Renato

Refeições
servidas

Medicamentos
doados

Atendimentos médicos,
odontológicos e psicológicos

Atendimentos no
Projeto Tijolinho

Crianças e Jovens em
práticas sócio educativas

Participantes em Cursos
Profissionalizantes

Kg de alimentos
doados

Cobertores
doados

Precisamos de você

Ajude a Casa de Renato a manter suas atividades.